Descrição do cargo: responsável pela equipe operacional da cozinha, responde pelo desempenho da equipe, pela produção e criação de novos pratos e precificação das Fichas Técnicas. Deve assegurar a manutenção da ordem e higiene da cozinha, além de coordenar as atividades dos cozinheiros de todas as praças.
Pré requisitos: Experiência de 2 anos em restaurantes buffets ou cozinha industrial. Desejável formação como tecnólogo ou bacharel em gastronomia.
Competências: Responsabilidade; Higiene; Metodologia; Bom senso; Iniciativa para introduzir novas receitas e criar novos pratos; Capricho e cuidado na apresentação; Liderança; Espírito inovador e prazer em cozinhar.
Atividades do Chef de Cozinha
Confeccionar cardápios e receitas;
Garantir a higiene do local de trabalho (lavagem e higiene das bancadas, paredes, máquinas e equipamentos, prateleiras, geladeiras, câmara fria);
Coordenar a elaboração dos cardápios;
Precificar ficha técnica
Solicitar ao estoquista os insumos necessários para a produção da cozinha
Avaliar a qualidade dos produtos disponíveis nas câmaras frias e estoque seco e priorizar sua utilização;
Supervisionar e controlar o uso de etiquetas de validade;
Supervisionar e orientar a equipe de trabalho durante a execução do cardápio;
Exigir o uso de EPIs dos membros da equipe;
Orientar os subchefes na gestão de suas equipes, assegurando-se que todos cumpram o horário e justifiquem ausência ou atraso.*
Controlar o tempo de preparo, conforme fluxo de entrega aos clientes;
Usar a criatividade na reciclagem dos alimentos para evitar a perda;
Atentar-se para o controle de custos na elaboração dos pratos;
Auxiliar na capacitação de pessoal;
Coordenar a equipe de cozinheiros e auxiliares de cozinha;
Responder pela manutenção da higiene do local de trabalho;
Cuidar da apresentação dos pratos servidos;
Verificar o funcionamento de equipamentos e comunicar a necessidade de manutenção ou conserto ao Auxiliar Administrativo.
*OBS.: É de sua responsabilidade aplicar advertências, portanto deve exigir ser avisado de quaisquer irregularidades por parte da equipe de cozinha. Quando isso acontecer, deve envolver o RH, para que se faça o registro da ocorrência no prontuário do funcionário e acompanhamento da efetividade da ação.